Hamas e Fatah assinam reconciliação para administrar fronteira em Gaza

Combatentes do movimento islamita Hamas

Hamas e Fatah assinam reconciliação para administrar fronteira em Gaza

Hoje, fontes dos dois grupos detalharam que Fatah e Hamas também pactuaram a entrega das passagens fronteiriças em Gaza à Autoridade Nacional Palestina e que voltarão a se reunir no Egito em novembro para estudar como implementar os artigos do acordo do Cairo.

A 25 de janeiro de 2006, o Hamas, que participa pela primeira vez em eleições, vence as legislativas, após 10 anos de hegemonia da Fatah. Por sua vez, a ANP, uma entidade reconhecida internacionalmente, é dominada pelo moderado Fatah do presidente Mahmoud Abbas e exerce um poder limitado na Cisjordânia, ocupada por Israel.

O Fatah é grupo político que governo a Autoridade Nacional Palestina, chefiada por Mahmoud Abbas. A 06 de fevereiro acordam entregar a Abbas a direção do governo transitório, mas a decisão contestada no seio do Hamas nunca é aplicada.

Em 23 de abril de 2014, as Organização de Liberação da Palestina (OLP), controladas pelo Fatah e pelo Hamas, assinam um acordo de reconciliação.

O governo de união nacional cai alguns meses mais tarde.

Newcastle Looking To Make Loan Bid For Liverpool's Danny Ings
The 25-year-old returned to action earlier this season as he came off the bench in a League Cup fixture against Leicester City. And Benitez is apparently keen to give Ings a chance of playing senior football by offering him a temporary move to Tyneside.

A 01 de maio de 2017, o Hamas anuncia a suavização do seu estatuto fundador. Ele defende adotar um combate "político", e não "religioso", com Israel. Abbas acusa o Hamas de manter um "governo paralelo" no enclave.

Em março de 2017, o Hamas cria um "comitê administrativo", visto pelo Fatah como um governo paralelo.

A 17 de setembro, o Hamas anuncia, "em resposta aos esforços (de mediação) egípcios", a dissolução daquele controverso conselho e apela à Fatah para se iniciarem novas discussões de reconciliação.

No dia seguinte, Abbas expressa a Haniyeh "sua satisfação" quanto ao "clima de reconciliação".

Pela primeira vez desde 2015, o governo de Rami Hamdallah desloca-se a 02 de outubro a Gaza, onde realiza a sua primeira reunião em três anos.

Baird Holds To Rating And Raises Price Target On Fidelity National Information S (FIS)
The sales growth rate for a stock is a measure of how the stock's sales per share (SPS) has grown over a specific period of time. Moreover, Intrust Comml Bank Na has 0.43% invested in Fidelity National Information Servcs Inc (NYSE:FIS) for 14,920 shares.

Após três dias de conversas entre ambas as partes na sede dos Serviços de Inteligência do Egito, o líder também destacou que os representantes do Hamas estão, aparentemente, "firmes, sérios e honestos para acabar com a divisão e abrir a porta para chegar à reconciliação".

Abbas viajará à Gaza no próximo mês, pela primeira vez em dez anos, como marco da reconciliação entre os dois grupos rivais, disse o chefe do Fatah no território, Zakaria Al Agha, à AFP.

Cerca de 3.000 polícias da Autoridade Palestiniana vão ser destacados para o enclave, segundo um alto responsável que não quis ser identificado e que não mencionou o prazo para tal.

Abbas comemora um "acordo final para dar fim às divisões".

Alaska Air Group, Inc. (ALK) EPS Estimated At $2.45
Any way you dice it, a dip below $80.26 a share would be very bad news for ALK's technical picture in the near-term. It helps investors in determining whether buying, selling or holding on to a stock would be beneficial for them.

Últimas notícias