Hamas e Fatah assinam reconciliação para administrar fronteira em Gaza

O líder do Hamas em Gaza Ismail Haniyeh – Mohammed Salem  REUTERSCIDADE DE GAZA – O líder

O líder do Hamas em Gaza Ismail Haniyeh – Mohammed Salem REUTERSCIDADE DE GAZA – O líder

Hoje, fontes dos dois grupos detalharam que Fatah e Hamas também pactuaram a entrega das passagens fronteiriças em Gaza à Autoridade Nacional Palestina e que voltarão a se reunir no Egito em novembro para estudar como implementar os artigos do acordo do Cairo.

A 25 de janeiro de 2006, o Hamas, que participa pela primeira vez em eleições, vence as legislativas, após 10 anos de hegemonia da Fatah. Por sua vez, a ANP, uma entidade reconhecida internacionalmente, é dominada pelo moderado Fatah do presidente Mahmoud Abbas e exerce um poder limitado na Cisjordânia, ocupada por Israel.

O Fatah é grupo político que governo a Autoridade Nacional Palestina, chefiada por Mahmoud Abbas. A 06 de fevereiro acordam entregar a Abbas a direção do governo transitório, mas a decisão contestada no seio do Hamas nunca é aplicada.

Em 23 de abril de 2014, as Organização de Liberação da Palestina (OLP), controladas pelo Fatah e pelo Hamas, assinam um acordo de reconciliação.

O governo de união nacional cai alguns meses mais tarde.

Kobe Steel Falsified Quality Data for Metal Used in Cars
Boeing Co ( NYSE:BA ) is one of several companies said to be at risk of potentially weak steel materials provided by Kobe Steel .

A 01 de maio de 2017, o Hamas anuncia a suavização do seu estatuto fundador. Ele defende adotar um combate "político", e não "religioso", com Israel. Abbas acusa o Hamas de manter um "governo paralelo" no enclave.

Em março de 2017, o Hamas cria um "comitê administrativo", visto pelo Fatah como um governo paralelo.

A 17 de setembro, o Hamas anuncia, "em resposta aos esforços (de mediação) egípcios", a dissolução daquele controverso conselho e apela à Fatah para se iniciarem novas discussões de reconciliação.

No dia seguinte, Abbas expressa a Haniyeh "sua satisfação" quanto ao "clima de reconciliação".

Pela primeira vez desde 2015, o governo de Rami Hamdallah desloca-se a 02 de outubro a Gaza, onde realiza a sua primeira reunião em três anos.

Newcastle Looking To Make Loan Bid For Liverpool's Danny Ings
The 25-year-old returned to action earlier this season as he came off the bench in a League Cup fixture against Leicester City. And Benitez is apparently keen to give Ings a chance of playing senior football by offering him a temporary move to Tyneside.

Após três dias de conversas entre ambas as partes na sede dos Serviços de Inteligência do Egito, o líder também destacou que os representantes do Hamas estão, aparentemente, "firmes, sérios e honestos para acabar com a divisão e abrir a porta para chegar à reconciliação".

Abbas viajará à Gaza no próximo mês, pela primeira vez em dez anos, como marco da reconciliação entre os dois grupos rivais, disse o chefe do Fatah no território, Zakaria Al Agha, à AFP.

Cerca de 3.000 polícias da Autoridade Palestiniana vão ser destacados para o enclave, segundo um alto responsável que não quis ser identificado e que não mencionou o prazo para tal.

Abbas comemora um "acordo final para dar fim às divisões".

Trump to become first sitting president to address Values Voter Summit
Johnson that prohibits tax-exempt organizations, mostly churches, from endorsing or opposing candidates for elected office. Trump's former senior aide Steve Bannon and House Majority Whip Steve Scalise are also among the weekend speakers.

Latest News