Ex-ministra da França é eleita nova diretora-geral da Unesco

A francesa Audrey Azoulay foi eleita nova diretora-geral da Unesco- PHILIPPE WOJAZER  REUTERS

A francesa Audrey Azoulay foi eleita nova diretora-geral da Unesco- PHILIPPE WOJAZER REUTERS

O Conselho da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) elegeu nesta sexta-feira (13) a ex-ministra da Cultura da França Audrey Azoulay como nova diretora-geral da entidade. A eleição ocorreu um dia depois dos Estados Unidos e de Israel saírem da organização.

De acordo com os resultados oficiais, a francesa derrotou o diplomata catariano Hamad bin Abdulaziz al-Kawari, após obter 30 votos contra 28 do seu adversário dentre os 58 membros do Comitê Executivo. Tendo em conta que só apresentou a sua candidatura em Março passado, e que só em Maio, quando foi substituída por Françoise Nyssen nas funções de ministra da Cultura, começou verdadeiramente a fazer campanha, o seu percurso vitorioso não deixa de ser notável, ainda que tenha beneficiado de algumas circunstâncias favoráveis, como o isolamento a que a Arábia Saudita e outros países do Golfo estão a votar o Qatar, descontentes com a sua aproximação ao Irão, e acusando-o de apoiar grupos terroristas.

Connecticut Sues Trump Administration Over Decision To End ACA Payments
Meanwhile, in California, Attorney General Xavier Becerra said he similarly expected to file a suit to have the payments continue. The Justice Department said in court papers on Friday that the government would not make payments scheduled for October 18.

Azoulay foi ministra da Cultura da França entre 2016 e 2017, durante o governo do presidente François Hollande. Ela possui uma vasta experiência no meio político e conhece muito bem os setores cultural e das comunicações.

Após a eleição, o presidente francês, Emmanuel Macron, parabenizou a conterrânea. A sua eleição rompe com a tradição de a diretora-geral da UNESCO não ser francesa, uma vez que a sede do órgão se encontra em Paris.

Hyatt Hotels discovers card data breach at 41 properties (H)
It should be noted that this is now the second time in two years that the Hyatt chain has been hacked. The nation with the largest number of Hyatt properties impacted was China (18).

Azoulay se tornaria a segunda líder francesa da agência desde que Rene Maheu assumiu o posto de diretor-geral em entre 1961 e 1974. Ela substituirá a búlgara Irina Bokova, que ocupou o cargo nos últimos oito anos, numa gestão marcada pela crise financeira e por críticas pela inclusão da Palestina na organização com o status de membro pleno.

Sadio Mane: Out for up to six weeks with injury
Sportsmail looks at three different ways that Klopp's Liverpool could line up without their key player. The Reds forward suffered a hamstring injury while away on worldwide duty this week.

Últimas notícias