Ex-ministra da França é eleita nova diretora-geral da Unesco

A francesa Audrey Azoulay foi eleita nova diretora-geral da Unesco- PHILIPPE WOJAZER  REUTERS

A francesa Audrey Azoulay foi eleita nova diretora-geral da Unesco- PHILIPPE WOJAZER REUTERS

O Conselho da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) elegeu nesta sexta-feira (13) a ex-ministra da Cultura da França Audrey Azoulay como nova diretora-geral da entidade. A eleição ocorreu um dia depois dos Estados Unidos e de Israel saírem da organização.

De acordo com os resultados oficiais, a francesa derrotou o diplomata catariano Hamad bin Abdulaziz al-Kawari, após obter 30 votos contra 28 do seu adversário dentre os 58 membros do Comitê Executivo. Tendo em conta que só apresentou a sua candidatura em Março passado, e que só em Maio, quando foi substituída por Françoise Nyssen nas funções de ministra da Cultura, começou verdadeiramente a fazer campanha, o seu percurso vitorioso não deixa de ser notável, ainda que tenha beneficiado de algumas circunstâncias favoráveis, como o isolamento a que a Arábia Saudita e outros países do Golfo estão a votar o Qatar, descontentes com a sua aproximação ao Irão, e acusando-o de apoiar grupos terroristas.

Ambulância capota, idoso morre e motorista se nega a soprar bafômetro
O motorista do veículo da prefeitura de Jataí (GO), que não teve o nome revelado, se recusou a fazer o teste do bafômetro. De acordo com o motorista, ele perder o controle da direção ao tentar desviar de um animal na estrada.

Azoulay foi ministra da Cultura da França entre 2016 e 2017, durante o governo do presidente François Hollande. Ela possui uma vasta experiência no meio político e conhece muito bem os setores cultural e das comunicações.

Após a eleição, o presidente francês, Emmanuel Macron, parabenizou a conterrânea. A sua eleição rompe com a tradição de a diretora-geral da UNESCO não ser francesa, uma vez que a sede do órgão se encontra em Paris.

Duke Energy Corp (DUK) Stake Increased by SPC Financial Inc
The collective rating of 3.1 for Duke Energy Corporation (NYSE:DUK) also leans strongly towards the bearish end of the spectrum. BidaskClub raised shares of Duke Energy Corporation from a "hold" rating to a "buy" rating in a report on Tuesday, August 22nd.

Azoulay se tornaria a segunda líder francesa da agência desde que Rene Maheu assumiu o posto de diretor-geral em entre 1961 e 1974. Ela substituirá a búlgara Irina Bokova, que ocupou o cargo nos últimos oito anos, numa gestão marcada pela crise financeira e por críticas pela inclusão da Palestina na organização com o status de membro pleno.

Federal High Court Jails 45 Boko Haram Suspects
The jailed men were among the 575 Boko Haram suspects arraigned under the first phase of the mass trial of the suspects. Following the conclusion of the day's proceedings, the court adjourned the trial of other suspects to January 2018.

Latest News