Greve de professores mantém-se, mas negociações podem prosseguir durante noite

Professores avançam para ‘a maior greve da década

Adesão à greve dos professores ronda os 90%

"Pareceu-nos que da parte do Governo - estava aqui também o ministro das Finanças - houve pelo menos o registo desta mensagem ficando prevista a possibilidade ainda de se realizar nova reunião, eventualmente na quinta-feira".

Durante três horas os governantes estiveram a explicar questões de ordem técnica e jurídica, que, na opinião do sindicalista contam menos que o "direito das pessoas".

O sindicato adesão dos professores à paralisação, numa altura em que, segundo Mário Nogueira, os professores estão "indignados". O tempo de serviço não está à venda, não é negociável.

Diabéticos usam caixões para alertar para a gravidade da doença
Estimativas OMS dão conta de que até 2025, a previsão é de que o número de afetados chegue quase a 400 milhões. Em todo o mundo, são cerca de 200 milhões as mulheres que sofrem desta doença.

"A Fenprof parte para esta reunião sem grandes expectativas, pois não sendo crível o desenvolvimento de um processo negocial em apenas uma tarde na véspera de uma greve, o que se esperaria dela seria um acordo político, inequívoco, em relação ao descongelamento das carreiras".

A contestação dos professores já está a fazer sentir-se nas escolas, já que, segundo a Fenprof, desde a semana passada que está a decorrer uma greve a tarefas "letivas" não consideradas como tal pelo ministério, como o apoio a alunos com dificuldades no aproveitamento. "Vai ser determinante a luta para que o Governo perceba que deve contar" os anos de serviço. "Tem de ser uma greve histórica".

"Agora na véspera da ida do sr. ministro [da Educação] à Assembleia da república, é marcada uma reunião para as 17h e, julgamos, que sem a presença do sr. ministro", atirou, "tanto quanto sabemos será com a sra. secretária de Estado". Estamos disponíveis, dissemo-lo e repetimo-lo, para encontrar um faseamento na recuperação desse tempo de serviço.

Photo of cashier helping nervous man count change goes viral
If you're exhausted of all the heartbreaking stories floating around the Internet, here's one that'll cheer you up. The cashier intervened and assured him that everything was going to be okay. "This is not a problem, honey".

"Nem passa pela cabeça de ninguém que, contrariamente ao que acontece em outras carreiras que serão agora descongeladas, no caso dos professores, o tempo de serviço é para apagar", defendeu. Isto faz com que muitos não reúnam as condições para subir na carreira nem em 2018, nem nos próximos anos.

No caso dos restantes funcionários públicos, sujeitos a avaliação, e que tenham sido ou não avaliados no período entre 2011 e 2017, será atribuído um ponto por cada ano.

HSBC's settlement ends proceedings against it - French prosecutor
HSBC was accused previous year of helping French clients to hide at least €1.67 billion from the tax authorities, according to a source close to the probe.

Últimas notícias