Luiz Fux é eleito sucessor de Gilmar Mendes na presidência do TSE

CARLOS HUMBERTO  STF

Luiz Fux é eleito sucessor de Gilmar Mendes na presidência do TSE

"Temos que ter a política limpa, ativa, mas não podemos fazer isso de lenda política ou tentar fazer com que todos os políticos sejam considerados elementos negativos da sociedade ou corruptos", disse o presidente do TSE. De acordo com a assessoria do TSE, a posse deverá ser realizada em 6 de fevereiro. A corte sempre é presidida por um ministro do STF, geralmente aquele que está há mais tempo no tribunal eleitoral. É uma situação muito peculiar, uma vez que meu mandato se encerra no dia 6 de fevereiro, em seguida assume o ministro Fux e depois será eleito vice-presidente do Supremo, gerará então incompatibilidade, e segue então ministra Rosa.

Atual presidente da Corte eleitoral, Gilmar Mendes afirmou que já vem trabalhando em parceria com Fux e Rosa para uma transição "tranquila" - para isso, eles têm se reunido para discutir temas relevantes, tendo em vista, principalmente, as eleições de 2018.

Programa de arrendamento acessível dá isenção fiscal a quem partilha casa
Os senhorios que aderirem a este programa de incentivos não poderão pedir caução , nem exigir fiador , constata o JN. Este incentivo do Governo amplia as isenções fiscais já anunciadas para quem arrendar imóveis a preços acessíveis.

"Nós todos nos sentimos extremamente honrados por essa eleição".

Em sua primeira fala após ser eleito, o ministro Fux disse que seria uma "espinhosa missão" substituir Gilmar e o ministro Dias Toffoli, que antecedeu Gilmar na presidência do TSE. "Há uma parceria a três, uma vez que vamos ter em 2018 uma situação que talvez seja histórica e marcante no TSE, que é a de três presidentes em um ano", disse Gilmar.

Zimbabwe's first post-Mugabe budget limits local ownership requirement
Finance Minister Patrick Chinamasa on Thursday presented the first national budget proposal since President Emmerson Mnangagwa was sworn in after the military's intervention, saying it is aimed at "getting the economy speedily back on track".

Fux integra a Corte desde de agosto de 2014 e foi reconduzido ao cargo em 2016.

O tribunal é composto por sete ministros titulares - três são oriundos do STF, dois vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois representam a classe de juristas. Inicialmente, ele ocupou uma vaga de ministro substituto. Afirmou que o objetivo é que os tribunais regionais eleitorais façam um "mutirão" para evitar que haja pendências que acabam por adiar a presença de candidatos nos cargos que esbarrem na Ficha Limpa.

Ex-presidente da Argentina vai ser detida
A ordem foi determinada pelo juiz Carlos Bonadío, que também decretou a prisão de vários ex-funcionários kirchneristas. A solicitação será levada ao senado da Argentina, que decidirá sobre a retirada da imunidade parlamentar da senadora.

Doutor em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o magistrado leciona na instituição fluminense desde 2009.

Últimas notícias