Classificação dos "Bonecos de Estremoz" é vitória para Portugal — Turismo do Alentejo

Bonecos de Estremoz classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade

Bonecos de Estremoz classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade

A UNESCO classificou, em 07 de dezembro, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade a produção dos "Bonecos de Estremoz", em barro, uma arte popular com mais de três séculos.

Os "Bonecos de Estremoz", com mais de 300 anos de história, pertencem a uma arte de caráter popular. Ficou assim reconhecida a importância deste género musical como parte da identidade cultural de Portugal.

A UNESCO decidiu, em Florença, a classificação simultânea dos primeiros quatro locais portugueses como Património Mundial: centro histórico de Angra do Heroísmo (Açores), Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém (Lisboa) e Convento de Cristo (Tomar).

As justificações apresentadas no relatório do comité foram diversificadas, indo do critério de um "excelente exemplo de um tipo de construção", ou, no caso do Mosteiro da Batalha, ser "representativa de uma obra -prima do génio criativo da humanidade".

A Look at Valuation For Shares of Raytheon Company (NYSE:RTN)
Over the last five days, shares have managed 1.24% gains and now is up 14.48% since hitting its 200-day moving average of $153.23. TRADEMARK VIOLATION WARNING: This report was reported by The Lincolnian Online and is the property of of The Lincolnian Online.

No final de de 1989, o Mosteiro de Alcobaça foi introduzido nas listas de locais classificados como Património Mundial, por constituir uma das mais importantes abadias cistercienses europeias, atendendo também ao seu estado de conservação e à sua arquitetura.

O primeiro prémio após a passagem do milénio foi atribuído em 2001 e ao centro histórico de Guimarães, pela "excecional" preservação, mas para a classificação também contou a ligação da cidade ao "estabelecimento da identidade e da língua portuguesa". A produção de figurado em barro remonta ao século XVII e a sua estética muito característica torna os Bonecos imediatamente identificáveis e, desde hoje, ainda mais reconhecidos internacionalmente, devido a esta classificação como Património da Humanidade.

Um ano depois, em 1996, foi a vez do centro histórico do Porto entrar para a lista, neste caso pelo "distinguido testemunho que muitos dos seus edifícios históricos e o seu tecido urbano" detêm da evolução da cidade ao longo dos últimos mil anos.

Na mesma sessão, o Comité do Património Mundial da UNESCO inscreveu o Alto Douro Vinhateiro na lista, devido à história, cultura e paisagem daquela região.

Digging Up the Facts on Bill Barrett Corporation (BBG)
Currently Bill Barrett Corp (NYSE: BBG)'s shares owned by insiders are 2%, whereas shares owned by institutional owners are 89.3%. With 1.25M avg volume, 7 days are for Bill Barrett Corporation (NYSE: BBG)'s short sellers to cover BBG's short positions.

A 22ª sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO assistiu, no fianl de 1998, à classificação dos Sítios pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa e de Siega Verde, em Espanha.

Na decisão da UNESCO foi considerado que a candidatura reunia todas as condições para dar resposta aos cinco critérios necessários para que um bem seja inscrito na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, sendo referido que a inscrição do Figurado em barro de Estremoz "promoverá o respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana em geral, uma vez que encoraja o entendimento mútuo entre as comunidades que partilham algumas das características e modos de vida retratados pelas figuras".

Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, esta distinção "é uma vitória para todos alentejanos, mas também para Portugal".

Unreleased Jimi Hendrix Songs Coming On New Album
Today, Hendrix's estate, along with Legacy Recordings has announced that this spring, fans can expect a brand new album from the guitar maven titled Both Sides Of The Sky .

Últimas notícias