Houve mortes por atraso no socorro em Pedrógão Grande, diz Xavier Viegas

Familiares das vítimas já tiveram acesso a relatório

Pedrógão Grande. Famílias das vítimas com acesso a partes secretas do relatório

"Houve pessoas que precisaram de socorro e não tiveram".

Na abertura do congresso "As lições de Pedrógão", que decorre na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, o especialista em incêndios reforça que existe na questão da limpeza das florestas, ou da falta dela, responsabilidade das autarquias.

Southern California utility may shut down power lines to prevent fires
The Getty Center said on Twitter that its galleries are protected from the smoke by an air filtration system. There were 50,000 people under mandatory evacuation orders, according to the Ventura County Fire Department.

No seminário "As lições de Pedrógão Grande", em Coimbra, Viegas afirmou que existiu "demora no socorro e no tratamento médico". O responsável deu o exemplo de duas vítimas cujos corpos foram encontrados "no meio da estrada, sem estarem carbonizados e numa zona que não tinha ardido" para explicar que "se o socorro tivesse chegado a tempo, provavelmente, teriam sobrevivido".

Em declarações aos jornalistas, Xavier Viegas frisou que as condições climáticas como as que se verificaram nos incêndios de 17 de junho e 15 de outubro tendem a repetir-se cada vez com mais frequência.

Investec Reiterates "Buy" Rating for Lloyds Banking Group (LLOY)
Investec reiterated their buy rating on shares of Lloyds Banking Group PLC (LON:LLOY) in a report published on Tuesday, May 16th. Royal Bank of Scotland Group has a twelve month low of GBX 210.50 ($2.83) and a twelve month high of GBX 290.50 ($3.91).

O Ministério da Administração Interna não divulgou o capítulo do relatório pedido à equipa de Xavier Viegas com os pormenores das mortes de cada uma das 64 vítimas mortais e pediu um parecer à Comissão Nacional de Proteção de Dados Pessoais (CNPDP). O documento que está no Parlamento é a segunda versão, em que Viegas substituiu o nome das vítimas por números e letras.

Acordo alcançado garante ausência de fronteira física na Irlanda - May
O negociador-chefe da UE, Michel Barnier, considera que "serão protegidas as opções de vida dos cidadãos da UE que vivem no Reino Unido".

Últimas notícias