SNS insatisfaz três em quatro médicos da Região Norte

Médicos trocam SNS pelo setor privado

Estudo indica que quase 50% dos médicos jovens pensam em emigrar depois de conseguirem título de especialista

Apresentado como o primeiro grande estudo sobre o abandono do SNS, este trabalho foi realizado em colaboração com a Ordem dos Médicos (OM) e trabalhou um universo correspondente aos 13.801 médicos inscritos na OM do Norte, 27% do total nacional.

Marianela Ferreira, autora do estudo, considera que do ponto de vista científico "a amostra é robusta" e "dá uma percepção de consistência relativamente aos resultados obtidos", lembrando que as respostas e adesão dos médicos ao estudo eram voluntárias.

Os clínicos inquiridos mostram-se insatisfeitos com os rendimentos.

"Apesar desta insatisfação generalizada com a remuneração, não se revelou um aspeto impulsionador da saída do SNS ou, em caso de aumento, de incentivo à permanência", conclui o estudo, cujo conteúdo é revelado esta segunda-feira pela imprensa e pela Lusa. A insatisfação cresce para 74 por cento no que diz respeito ao tempo disponível para família e lazer.

Boosts Position in Canadian Natural Resources Limited (CNQ)
Nuveen Asset Ltd Limited Liability Company owns 0.06% invested in Assured Guaranty Ltd. (NYSE:AGO) for 220,507 shares. It also upped Brocade Communications Systems (NASDAQ:BRCD) stake by 996,911 shares and now owns 5.91 million shares.

Três em cada quatro médicos da região Norte estão insatisfeitos com as condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde.

Quanto às idades, os médicos que optaram pelo sector privado rondava os 50 anos, aqueles que se reformaram tinham em média 68 anos os que emigraram tinham 40 anos.

Participaram no estudo perto de uma centena de internos.

Na primeira parte do estudo, numa análise a cerca de 1.400 rendimentos de especialistas no SNS, mostra-se que quase 47% recebem menos de 3.000 euros mensais brutos, 20% auferem entre 3.000 e 3.500 euros mensais, 10% recebem entre 3.500, a 4.000, 7,8% ganham acima de 4.000 e menos de 4.500 euros mensais, há 8% a ganhar perto de 5.000 euros e 7,3% conseguem num mês mais de 5.000 euros brutos.

FY2018 Earnings Forecast for Campbell Soup Company Issued By Gabelli (CPB)
Currently, 0.30% of Campbell Soup Company (NYSE:CPB) are owned by insiders with 47.42% six-month change in the insider ownership. The transaction was disclosed in a filing with the Securities & Exchange Commission, which is available through this link .

Aliás, quase metade dos internos afirmou equacionar a possibilidade de exercer medicina no estrangeiro após o internato em Portugal e apenas 11% dizem que nenhum valor remuneratório o faria sair do país. "E o motivo tem a ver com uma questão central que são as condições de trabalho, que envolvem vários fatores que podem determinar a continuidade ou não das pessoas no Serviço Nacional de Saúde", explicou o responsável.

"Nos últimos anos a carreira médica não te tido aplicação prática", declarou o representante dos médicos, apelando ao ministro da Saúde para fazer uma reforma, um reforço e uma aplicação prática da carreira médica.

Como exemplo da falta de aplicação da carreira médica, o bastonário apontou o caso do concurso hospitalar para médicos que terminaram a especialidade em março e que, em meados de dezembro, não arrancou ainda.

Roy Moore Accuser Says She Added Notes to Yearbook Message
Allred said she'd release the yearbook to the Senate if it held a hearing investigating Moore. It was not clear from her comments when Nelson made those additions.

Últimas notícias