O ibuprofeno pode causar infertilidade nos homens

Este medicamento pode aumentar o risco de infertilidade nos homens

Este medicamento pode aumentar o risco de infertilidade nos homens

Um estudo, publicado esta segunda-feira na revista Proceedings of f the National Academy of Sciences (PNAS), sugere que a toma de ibuprofeno está associado a um impacto negativo nos testículos, que pode levar à infertilidade masculina e outras complicações como disfunção erétil, depressão ou doenças cardiovasculares.

O pesquisador Bernard Jégou, juntamente com seus colegas franceses e dinamarqueses, já haviam explorado os efeitos de três analgésicos encontrados em todo o mundo e que são muito recomendados pelos médicos às mulheres grávidas: aspirina, acetaminofeno (ou paracetamol) e ibuprofeno. Os testes mostraram que, quando ingeridos na gravidez, afetam os testículos de bebês.

Airtel offers free Amazon Prime subscription on plan
Their Prime service offers better content as compared with Airtel's own Airtel TV and that of the competing telecoms. Airtel says customers will not need to provide credit card or additional information during the signing up process.

Na investigação, que envolveu um grupo de jovens atletas, os cientistas perceberam que a toma do medicamento levou a que estes atingissem uma condição hormonal que só é alcançada na meia-idade e que está ligada à redução da fertilidade.

Os medicamentos são "anti-androgénicos", levando à perturbação dessas hormonas, explicou David M. Kristensen, o segundo co-autor do estudo e cientista sénior no Departamento de Neurologia do Hospital Universitário de Copenhaga, na Dinamarca, ao jornal. Para além de aumentar o risco de aborto espontâneo e de malformações cardíacas nos bebés do sexo masculinos pode criar problemas entre eles afetar a sua capacidade de reprodução.

Vocabulário de Trump é semelhante a criança de oito anos, diz estudo
Os investigadores submeteram os registos do actual Presidente a oito diferentes testes, que analisaram vocabulário e complexidade, diversidade e nível de compreensão.

Os investigadores analisaram os níveis de produção de hormona sexual masculina em 31 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 e concluíram que o Ibuprofeno diminui a produção natural da hormona. Destes, 14 receberam uma dose diária de ibuprofeno, equivalente a 600 mg, duas vezes por dia - vale dizer que 1200 mg por dia é o limite recomendado pela bula do remédio. Os demais 17 voluntários ingeriram um placebo.

Os homens que tomaram ibuprofeno produziram menos testosterona, o que indica sinal de disfunção dos testículos.

Sensex off record highs, still up 76 points in late morning
China reported trade data for December with exports moving up 10.9 per cent and imports rising 4.5 per cent. After two flat days, Indian markets opened in the green on Friday.

De acordo com os pesquisadores, com esse pequeno grupo de homens que utilizou o medicamento na pesquisa, os efeitos podem ser considerados reversíveis, mas isso não pode se aplicar a homens que utilizam o Ibuprofeno em longo prazo.

Últimas notícias