Viajantes devem tomar dose padrão da vacina contra febre amarela — Anvisa alerta

Certificado é exigido em 135 países no mundo inteiro

Certificado é exigido em 135 países no mundo inteiro

Segundo a Anvisa, a medida se deve ao fato de os viajantes internacionais integram o grupo da população que não é indicado para receber a dose fracionada da vacina, que inclui crianças de nove meses a menores de dois anos, pessoas com condições clínicas especiais - vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia e pacientes com doenças hematológicas, entre outras - e gestantes. Na capital, a dose concentrada será aplicada nas áreas de risco - que são os bairros próximos aos parques onde foram encontrados macacos mortos com o vírus da febre amarela.

Entretanto, quem for imunizado com a vacina fracionada não terá o CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia), que só será entregue para quem tomar a dose inteira (0,5 ml).

"Saída de Coutinho do Liverpool? É positivo para nós" — Sérgio Conceição
Cada vez mais, estas equipas, estes tubarões, vão ser mais fortes, em função daquilo que é a capacidade financeira que têm. Fiquei contente por ver o Coutinho sair.

De acordo com nota da Anvisa (Agência Nacional de Segurança Sanitária), "não será emitido CIVP, em hipótese alguma, para quem apresentar comprovante de vacinação com etiqueta referente a dose fracionada".

A orientação é para que, no ato da vacinação, pessoas que precisam do CIVP apresentem o comprovante da viagem para que possam receber a dose padrão da vacina contra febre amarela. Para conferir a lista completa de destinos que exigem o documento, basta fazer a consulta no site da Anvisa ou no da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Winning ticket for $560 million Powerball jackpot sold in NH
A Waterloo woman was just one number away from winning a big Powerball jackpot last month and ended up winning a $50,000 prize. The store will receive $75,000 bonus for selling the lucky ticket, according to New Hampshire Lottery spokeswoman Maura McCann.

No Brasil, em função da grande procura pela vacina com o surgimento de novos casos da doença, o Ministério da Saúde anunciou o fracionamento da dose em 75 municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Por isso, a agência aconselha que os viajantes vacinem-se com antecedência.

Nesta quarta-feira foi lançada a Campanha de Vacinação contra a febre Amarela do Ministério da Saúde, como forma de aumentar a cobertura vacinal do País.

Manchester Airport celebrates record-breaking year
Last year, Stansted brought in 25.9m passengers, a rise of 6.5 per cent over the previous 12 months. Adverse weather conditions meant the December figure was down marginally on the same month in 2016.

Segundo especialistas, não há diferença de eficácia entre a vacina fracionada e a integral. Estudos em andamento, segundo ele, vão continuar a avaliar a proteção da dose fracionada posterior a esse período.

Últimas notícias