Queda no preço de alimentos deixou inflação abaixo da meta, diz BC

Inflação baixa está ligada a oferta de alimentos

Inflação baixa está ligada a oferta de alimentos

Segundo ele, foi justamente a cautela no ritmo de redução da taxa Selic (juros básicos da economia) que ajudou a segurar a inflação em 2017 ao influenciar as expectativas dos agentes econômicos e derrubar os preços dos serviços, que resistiam em cair em anos anteriores.

Em dezembro, a inflação no Brasil avançou para 0,44% e registou a maior taxa mensal do ano, impulsionada pelo aumento dos preços dos alimentos, bebidas e transporte. Essa é a análise de economistas, após o IBGE divulgar ontem que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2017 em 2,95%, menor patamar desde 1998 (1,65%), graças a uma queda sem precedentes nos preços dos alimentos. Isso porque quando não consegue manter a inflação dentro da meta estabelecida pelo CMN, independentemente se a variação dos preços superou ou ficou abaixo do intervalo de tolerância, caberá ao BC encaminhar uma carta aberta assinada por seu presidente - neste caso, Ilan Goldfajn - ao Ministério da Fazenda - comandado por Henrique Meirelles -, justificando a "anormalidade". Em dezembro, o indicador atingiu 0,52% de queda no ano. A Capital perdeu apenas para Belém, que teve alta de 1,14%; e Belo Horizonte, que fechou o ano passado com 2,03% de inflação. "É a primeira vez que o grupo apresenta deflação desde a implantação do Plano Real", disse.

Os dados, que serão publicados na quarta-feira às 9h, devem mostrar ainda que o IPCA subiu 0,30 por cento em dezembro em relação ao mês anterior, mostrou a pesquisa.

DVD's, MP3 players, sewing machines OUT, craft beer, Airbnb, clothing alterations IN
Housing and food remain the most important items in the basket, accounting for nearly half of people's spending. Stats NZ reviews the CPI basket of goods and services every three years to ensure it remains relevant.

Mas mesmo descontando esses efeitos, a inflação deve ficar contida nos próximos meses diante da queda lenta da taxa de desemprego, que continua nos dois dígitos. Para 2017, o governo havia fixado uma meta inflacionária de 4,5%, com possibilidade de variação de 1,5% para cima ou para baixo, ou seja, entre 6% e 3%. "É algo que pelo menos desde 1999 não ocorria, ou seja, um índice de inflação abaixo do piso", disse o presidente.

Isso prejudica especialmente trabalhadores do mercado informal, cujos rendimentos não são reajustados pelos índices oficiais, perdendo poder de compra mais rápido.

Mas a aceleração dos preços ao consumidor no último mês do ano passado poderia ser um sinal das previsões menos otimistas dos analistas para 2018. A diferença aconteceu, principalmente, pela queda no preço dos alimentos.

Marina Ruy Barbosa responde internauta que criticou atuação em novela
Para sua surpresa, alguns momentos depois, a própria conta verificada de Marina respondeu: "Pede!". Vale lembrar, que Marina está no ar na nova novela das 19h, Deus Salve o Rei .

Agro. Por trás do movimento está a maior produção agrícola da história. Com mais produtos no mercado, os preços recuaram. Antes vilões da inflação, durante o período de disparada, os preços da categoria não só desaceleraram como caíram em 2017 (a chamada deflação).

"O ano de 2017 terminou com resultados favoráveis no campo econômico". A segunda maior pressão foi da gasolina, 10,32% mais cara, por causa da nova política de preços da Petrobras, que repassa às refinarias as oscilações do dólar e das cotações internacionais do petróleo. Esse fenômeno foi capaz de compensar os reajustes de energia elétrica e combustíveis, contendo a inflação.

Canada Disappointed By Latest US Trade Dispute Finding
Officials at both One Rock Capital Partners and NORCO did not respond to requests for interviews or statements about the case. A final decision is expected in May. "That's a huge increase when you look at the business costs for a newspaper", she said.

Últimas notícias