Standard & Poor's rebaixa grau de investimento no Brasil

S&P rebaixa a nota de crédito do Brasil

Agência de risco rebaixa nota de crédito do Brasil

O debate tornou-se público em meio a divergências entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ambos pré-candidatos à Presidência.

A S&P foi a primeira agência a dar o selo de bom pagador para o Brasil, em 2008, quando subiu a nota de crédito para títulos em moeda estrangeira de BB+ para BBB- e para título em moeda local de BBB para BBB+. As autoridades brasileiras podem fixar sua agenda e seu calendário, mas são incapazes de impor seu cronograma a analistas de crédito, financiadores e investidores, especialmente quando estrangeiros. Em função do modelo adotado pela S&P, os movimentos do rating do País afetam positivamente ou negativamente o Banco e outras instituições financeiras. Os efeitos imediatos no mercado financeiro foram limitados. As notas das demais agências norte-americanas, Moody´s e Fitch Ratings, estão a dois degraus abaixo do grau de investimento e a expectativa é que elas façam o mesmo que a S&P. Essas condições tendem a mudar.

Foi exatamente o que aconteceu, pela primeira vez na história desse país, em abril do mesmo ano de 2008.

Kemper Corporation (KMPR) Declares Quarterly Dividend of $0.24
Three analysts have rated the stock with a hold rating and three have given a strong buy rating to the company's stock. Millennium Mgmt Limited Liability Com holds 0% of its portfolio in Kemper Corporation (NYSE:KMPR) for 11,093 shares.

Para Lisa, o Brasil deve apresentar, nos próximos anos, média de crescimento econômico menor que a de seus pares. Se há um culpado para tal estado de coisas, esse culpado não é a previdência pública, que, reconhecidamente, tem lá suas mazelas, mas está longe de ser o vilão da história. Já se sabe que as questões fiscais vão ficar para o próximo governo, mas só seguirá bem se houver a eleição de alguém de centro - avalia o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale.

"Já era esperado. Sem previdência, deveria vir rebaixamento", disse uma fonte da equipe econômica. Mas, de acordo com as mesmas autoridades, será difícil evitar um desastre fiscal em 2019, por causa do descompasso, hoje inevitável, entre os gastos obrigatórios e a receita líquida.

A reforma da Previdência continua prioritária e indispensável para conter o aumento das despesas obrigatórias. A medida é considerada fundamental para a sustentabilidade das contas públicas, e a demora em sua aprovação foi justamente um dos argumentos da agência para o corte da nota. Com a retomada econômica e o aumento da receita fiscal, a deterioração das contas até poderá ser um pouco mais lenta, mas a tendência persistirá.

Amazon Alexa Headed To Select Lexus And Toyota Cars
With Lexus, the LC, NX, RC, and LS models all have available EnForm 2.0, so any or all of those could get Alexa this year. Toyota is planning to bring Alexa to more of its own models this year and in 2019.

Um dos principais responsáveis pela elaboração da proposta de reforma, o secretário de Previdência do ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, disse que o rebaixamento vai sensibilizar os parlamentares a aprovar ainda este ano as alterações.

- A forma como Meirelles falou parece que ele está contra a reforma. Mas nada autoriza, hoje, prever essa reação positiva dos políticos, como se eles pudessem, de repente, ser tomados de brios.

Além da mudança nas regras de pagamento de aposentadorias, também pesou na avaliação da S&P o fracasso do governo em aprovar no Congresso medidas para cumprir o déficit primário de 159 bilhões de reais deste ano.

Purdue faces Minnesota in college basketball
But to win their 13th consecutive game, coach Matt Painter's team will have to withstand a talented and motivated Minnesota bunch. He's picked it up even more recently with 16 points and six rebounds per game in his last four games.

Últimas notícias