Trump demite Tillerson e escolhe Pompeo para chefiar diplomacia

Jonathan Ernst  Pool via Associated Press

Trump demite Tillerson e escolhe Pompeo para chefiar diplomacia

De acordo com uma nota do Departamento de Estado (Ministério das Relações Exteriores), enviada à imprensa para justificar a ausência de Rex Tillerson em duas actividades que deveriam juntar delegações dos Estados Unidos da América (EUA) e do Quénia, é referido que o número dois do Governo de Donald Trump "não se sente bem de saúde".

Por meio da rede de microblogs, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou o diretor da CIA, Mike Pompeo, para o posto.

A importância de Haspel, que trabalhou grande parte da sua carreira como agente infiltrada, neste plano não podia ser mais clara: era a responsável pela prisão secreta da CIA na Tailândia, conhecida pelo nome de código Cat's Eye, o primeiro centro clandestino de detenção dos EUA.

Rex Tillerson não vinha de uma carreira política tradicional, mas sim da área de comércio internacional. Ele vai fazer um trabalho fantástico!

O secretário de Estado norte-americano cancelou uma série de actividades que deveria ter realizado este fim-de-semana na sua primeira visita ao Quénia. "Obrigado a Rex Tillerson pelos seus serviços!", escreveu Trump.

O ex-secretário de Estado estava em desacordo com Trump há meses.

Um funcionário da Casa Branca disse à agência de notícias AP que Trump queria ter uma nova equipe para as negociações com a Coreia do Norte e as várias questões comerciais que surgiram.

Читайте также: Brad Stevens: Boston Celtics will seek to replace Daniel Theis internally

A demissão de Tillerson foi anunciada nesta terça por Trump, em sua conta no Twitter.

Trump e Tillerson, que não tinha nenhuma experiência diplomática ou política antes de se tornar secretário de Estado, discordaram diversas vezes sobre a política externa dos EUA, inclusive sobre a Coreia do Norte e a Rússia. Pompeo, se confirmado, será a primeira pessoa a comandar a principal agência de inteligência e a ocupar o principal cargo da diplomacia americana. O dirigente americano culpou ambos os lados pela situação, mas Tillerson disse que Trump "falava por si".

O jornal The New Times citou fontes dizendo que Trump estava irritada com a "linguagem corporal" do chanceler durante as reuniões que tinha com o presidente. Essa decisão também não foi comunicada ao Departamento de Estado.

"Tenho orgulho em nomear o diretor da CIA, Mike Pompeo, como novo secretário de Estado", afirmou Trump no comunicado a que o Washington Post teve acesso.

As escolhas de Pompeo e Haspel terão ainda de ser aprovadas pelo Senado. Via Twitter, o republicano confirmou que o diretor da CIA Mike Pompeo deve assumir o posto.

"O presidente Trump agradeceu a reunião informativa e disse que se reunirá com Kim Jong-un em maio para conseguir uma permanente desnuclearização", destacou Chung Eui-yong. Pompeo costuma informar o presidente sobre assuntos de inteligência e é visto como uma das vozes mais críticas em relação à Coreia do Norte.

При любом использовании материалов сайта и дочерних проектов, гиперссылка на обязательна.
«» 2007 - 2018 Copyright.
Автоматизированное извлечение информации сайта запрещено.

Код для вставки в блог

Últimas notícias