Síria. Especialistas em armas químicas impedidos de aceder a Douma

Trump convidou Putin a ir à Casa Branca. E Putin aceitou

Síria. Especialistas em armas químicas impedidos de aceder a Douma

A Rússia rejeitou nesta segunda-feira que seria responsável pela demora na chegada dos especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) à cidade de Duma, na Síria, para investigar o suposto ataque químico de 7 de abril.

O vice-ministro sírio dos Negócios Estrangeiros, Ayman Soussane, disse no domingo que a Síria iria deixar "a equipa fazer o seu trabalho de forma profissional, objetiva, imparcial e longe de qualquer pressão [das autoridades]", considerando que os resultados demonstrarão que são falsas as alegações de que é o regime sírio o culpado dos ataques.

Sergei Ryabkov frisou ainda que a missão de peritos da OPAQ, que chegou à Síria na semana passada, não teve o acesso permitido porque ainda não garantiu uma autorização por parte do Departamento de Segurança e Proteção das Nações Unidas (UNDSS, na sigla em inglês).

Chief Wahoo: MLB Pulls Cap From Jackie Robinson Day Sales
Promo Marketing found women's and men's tops designated to honor Robinson's legacy, but neither appeared to have the logo . The league "said that it was mistake and had somehow slipped through the cracks", Brown reports.

Por outro lado, Ryabkov, que qualificou de "nulos" os argumentos oferecidos por EUA, Reino Unido e França para bombardear a Síria, advertiu que um novo ataque contra o país árabe provocaria uma resposta "mais dura" dos que "defendem o cumprimento do direito internacional".

Os investigadores da Opaq podem recolher "amostras químicas, ambientais e biomédicas", entrevistar vítimas, testemunhas, médicos e inclusive participar de autópsias, explica a organização. "Na maioria dos casos, nenhuma prova por si só será suficiente", explica Ralf Trapp, consultor e membro de uma missão de determinação anterior.

Durante suas investigações no local, a missão será escoltada por autoridades sírias. A cidade, devastada por uma violenta ofensiva do governo lançada em 18 de fevereiro, foi declarada "limpa" de rebeldes no sábado.

Oil prices fall drastically after Syria strikes
Fund managers hold more Brent futures and options than at any time since records began in 2011, according to data from the InterContinental Exchange.

"Os investigadores buscarão também provas que mostrem que o local (do ataque) foi alterado", explica Trapp, ressaltando a necessidade de encontrar meios para comprovar as provas apresentadas por terceiros.

O representante americano disse que a Rússia pode ter eliminado as provas do uso de armas químicas na Síria, enquanto que o Reino Unido acusou a Rússia de impedir que a delegação da OPAQ fizesse a sua investigação. O país afirmou que seus especialistas já haviam feito investigações em Duma e não encontraram nada. Após o início da missão, os investigadores apresentarão um primeiro "relatório de situação", mas o documento final deve demorar várias semanas.

Celgene (CELG) Expected to Announce Earnings of $2.00 Per Share
Invest Mgmt Of Virginia Limited Liability Company owns 1.33% invested in Celgene Corporation (NASDAQ: CELG ) for 53,616 shares. The active investment managers in our database now have: 561.38 million shares, down from 603.99 million shares in 2017Q3.

Últimas notícias