CEO ganham mais 40% em três anos. Trabalhadores ficam na mesma

Presidentes das empresas do PSI-20 recebem mais 40% do que em 2014

Gestores de topo ganham 46 vezes mais que os trabalhadores

Os presidentes executivos das principais empresas cotadas na Bolsa de Lisboa ganharam, em 2017, mais 40% do que em 2014, enquanto os salário dos trabalhadores, em média, permaneceram estagnados.

Segundo o Diário de Notícias, a remuneração média dos presidentes executivos das empresas do PSI 20 foi de um milhão de euros, um valor que aumentou mais de 40% nos últimos três anos.

Os CEO das empresas cotadas em bolsa recebem quase um milhão de euros de remuneração média e o valor tem tendência a aumentar, acompanhando o aumento dos lucros obtidos por estas empresas. As contas foram feitas pelo Dinheiro Vivo, baseando-se nos relatórios de contas das empresas, com dados sobre as remunerações fixas, variáveis, prémios, e encargos com fundos de pensões. Os outros elementos dos conselhos de administração também viram os seus rendimentos aumentar. Há três anos, essa diferença era de 33 vezes.

Rita Pereira encanta com vestido nacional
Qual dos vestidos gostou mais? Veja o vídeo e, em baixo, as fotografias publicadas por Rita Pereira. A atriz portuguesa, de 36 anos, deslumbrou na red carpet.

Já o custo médio assumido pelas empresa com cada funcionário ficou praticamente estagnado: 21,7 mil euros anuais. Essa subida é explicada pelo maior número de trabalhadores. As empresas engordaram os quadros de pessoal em 35 mil. No final de 2017 empregavam quase 250 mil funcionários, lembra o DN.

Em três anos, o lucro acumulado das empresas do PSI-20 aumentou 50%, ou seja, cerca de 3,5 mil milhões de euros, um dos factores explicativos do aumento dos salários dos gestores.

De acordo com o jornal, o maior contributo para este fosso entre CEO e trabalhadores foi dado pela Jerónimo Martins. O presidente executivo, Pedro Soares dos Santos, recebeu mais de dois milhões de euros em 2017, mas a empresa gastou, em média, 13 mil euros com cada trabalhador.

Jets Look To Extend Series Lead Over Golden Knights
Turk ( coach Gerard Gallant) gives guys the ability to play their game and do what's made them successful to get to this point. We didn't have expectations going into the season, but the fans there have been awesome , the city's wonderful .

Já em 2014, o CEO teve tinha uma remuneração de 668 mil euros, 57 vezes acima da média dos seus trabalhadores.

O Dinheiro Vivo indica que António Mexia, CEO da EDP, é o que mais ganha em Portugal, recebendo uma remuneração anual de 2290 milhões de euros. Há três anos, tinha ganho 1,15 milhões, mais 23 vezes do que os funcionários. A Deco Proteste, por exemplo, tem recomendado que se devia "fixar um limite máximo para o rácio entre a remuneração do presidente da Comissão Executiva e a média dos trabalhadores da empresa".

Esta diferença salarial faz-se sentir ainda mais noutros países. Mas a proposta acabou chumbada. É no território norte-americano que se registam casos em que o CEO ganha duas mil vezes mais do que o que paga aos trabalhadores.

Facebook suspende 200 apps
A rede social não entrou em detalhes sobre que tipos de dados eram coletados, e nem se o uso das informações era realmente indevida.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Últimas notícias