Impacte ambiental à pesquisa de petróleo no Alentejo decidido até quarta

Prospeção de petróleo no Litoral Alentejano avança em setembro sem estudo de impacto ambiental

Impacte ambiental à pesquisa de petróleo no Alentejo decidido até quarta

O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) anunciou hoje que vai impugnar a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre a prospeção de petróleo, em Aljezur, no Algarve.

De acordo com elementos remetidos pela Eni à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para apreciação prévia e decisão de sujeição a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), de que foi esta quarta-feira, 16 de Maio, dispensada, "a data de início da perfuração está estimada entre o fim do terceiro trimestre e o início do quarto trimestre de 2018, a duração das actividades de perfuração está estimada em 46 dias (incluída a mobilização)".

"O governo tem plena consciência que a exploração de petróleo é um tema que legitimamente preocupa, interessa, à opinião pública portuguesa".

Anastasia lança pré-candidatura sem Alckmin nem Aécio
O ato foi realizado em um hotel em Contagem, na região metropolitana de BH, maior cidade governada pela legenda no Estado. O plano implicava na privatização de estatais e o tucano disse que no caso de Minas essa não parece ser a melhor solução.

A decisão da APA "é errada", criticou João Branco, alegando que já ocorreram acidentes em alguns locais do mundo que têm exploração de petróleo que "já provaram que pode haver impactos ambientais relevantes".

Foi a 22 de Fevereiro que a Câmara de Loulé foi palco de uma reunião que juntou representantes dos mais variados setores, da qual saiu uma posição conjunta, com especial enfoque no furo de pesquisa que o consórcio Eni/Galp se prepara para fazer ao largo de Aljezur.

Os trabalhos deverão começar em setembro e dispensam uma avaliação de impacto ambiental. O processo de discussão pública decorreu até 14 de Abril, tendo hoje sido conhecida a decisão final da APA, que abre as portas ao avanço do furo.

Bombeiros são acionados para 'capturar' linguiça em Minas Gerais
Na internet, várias fotos da linguiça encontrada pelos bombeiros foram compartilhadas e a história acabou viralizando. Contudo, quando os militares chegaram à residência, a surpresa: o animal era, na verdade, uma linguiça .

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, também presente na conferência de imprensa, invocou que para Portugal cumprir essa meta terá de reduzir, por ano, a importação de 78 milhões de barris de petróleo para 10 a 15 milhões, alertando para a dependência do transporte marítimo e aéreo deste combustível fóssil.

Os socialistas acrescentam que "a região do Algarve já tem o seu petróleo, muito mais lucrativo e muito menos nocivo que o crude, que se chama turismo e esta atividade assenta na qualidade e na excelência ambientais".

'Segundo Sol': Luzia comete crime e Karola arma contra ela
A história de " Segundo sol " começa em 1999, quando o cantor de axé Beto Falcão está em decadência na carreira. Karola convence o namorado a ir para o camarote de Laureta , que barra a entrada do rapaz.

Últimas notícias